domingo, 21 de novembro de 2010

O Senhor da Armas

Atividade sobre os fluxos materiais e a globalização do crime tendo como "pano de fundo" a África a partir da análise do filme Lord of War.

“O Senhor das Armas”



Nome: ..........................................................................................................nº .......
Nome: ..........................................................................................................nº........

Esta atividade tem o objetivo o estudo dos fluxos materiais e a internacionalização do crime dentro do contexto da globalização. Para isto, utilizaremos como “pano de fundo” e elemento motivador, o filme Lord of War, que retrata uma história que é uma mescla de realidade e ficção. A trama do filme se passa entre as décadas de 80 e 90 (enquanto a história real ainda nos é contemporânea), ou seja, da passem de um mundo que vivia sob a égide da Guerra Fria, para um mundo que viveria sobre o aspecto de uma Nova Ordem Mundial, em que os fluxos materiais e imateriais ganharam uma dinâmica nunca antes vista. Impulsionados pela força motriz da hegemonia capitalista e possibilitado pelo desenvolvimento tecnológico, especialmente a tecnologia da comunicação determinou de vez o que se convencionou chamar de Globalização. Embora haja muita controvérsia sobre o período em que o mundo se tornou globalizado, pode-se afirmar sem sombra de dúvida, que ele nunca foi tão globalizado como nos dias atuais e que todas as partes do planeta, de uma forma ou de outra estão inseridas nesse processo.
 
Pois bem, mãos à obra:

Siga as instruções das próximas páginas para a realização de seu trabalho.

1 – Faça a sua sinopse do filme.

a) Inclua também a ficha técnica (disponível na web).

b) Identifique os personagens principais e os atores.

2 – Tentem identificar os lugares principais retratados no filme e utilizando um mapa múndi mudo como o abaixo ou político, trace as possíveis rotas de comércio do Yuri.


3 – Inclua em seu trabalho algum texto que trate da globalização e dos fluxos materiais e imateriais no mercado global. Ou da globalização e o avanço dos meios de comunicação e transporte e a maior circulação de mercadorias em escala mundial (no máximo duas páginas).

4 – Agora pesquise conceitos básicos sobre a guerra fria (coloque no trabalho de forma resumida).

a) O que foi a Guerra Fria;

b) Seu período de duração e a divisão do mundo neste período.

c) A corrida armamentista.

d) O fim da guerra fria, a dissolução da União soviética.

*No filme há o seguinte comentário:

“Todos querem comprar as armas da ex-URRS, mas certamente não há filas para comprar os seus carros”

**Justifique a veracidade desta frase dentro do contexto da guerra fria:

5 – O filme o senhor das Armas (ou da guerra) é baseado em história verídica e atual. O verdadeiro senhor da guerra tem freqüentados as páginas de jornais nas ultimas semanas.

 
a – Pesquise sobre Viktor Bout.

b - Conte sua história e verifique sua situação atual.

c – Qual posição diferentes líderes mundiais têm a respeito de sua prisão e extradição. Isso lembra o final do filme? Explique:


6 – Outro personagem importante do filme seria o presidente da Libéria por volta de 1995, com personagem de nome André Batist. Na realidade seu nome seria Charles Taylor e também é conhecido como Senhor da Guerra.

a – Faça uma rápida pesquisa sobre ele e relacione-o com o continente africano e sua inserção no processo de globalização, seus diamantes e armas. (recentemente houve uma polêmica envolvendo uma famosa modelo, o ex presidente e os chamados diamantes de sangue).

7 – África: características internas.

a – Quais as formas de divisão do continente africano?
b – Apresentes os 5 principiais idiomas oficiais do continente.
c – Quais as religiões que possuem mais adeptos no continente africano. Divida-as por região no mapa abaixo:



d – Com quais países estrangeiros os países africanos possuem relações comerciais mais intensas?

e – Quais relações emitiram historicamente entre o Brasil e a África e quais existem hoje?

f – Em que questões envolvendo o continente africano está concentrada a atuação da ONU?


8 – Por último faça a conclusão com uma reflexão que envolva os conteúdos estudados em seu trabalho e o início do filme (trajeto da bala). Assista ao vídeo abaixo.



Bom Trabalho!

Para um pouco mais de conhecimento e diversão acesse o site do filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário