Atividade sobre os fluxos materiais e a globalização do crime tendo como "pano de fundo" a África a partir da análise do filme Lord of War.
“O Senhor das Armas”
Nome: ..........................................................................................................nº .......
Nome: ..........................................................................................................nº........
Esta atividade tem o objetivo o estudo dos fluxos materiais e a internacionalização do crime dentro do contexto da globalização. Para isto, utilizaremos como “pano de fundo” e elemento motivador, o filme Lord of War, que retrata uma história que é uma mescla de realidade e ficção. A trama do filme se passa entre as décadas de 80 e 90 (enquanto a história real ainda nos é contemporânea), ou seja, da passem de um mundo que vivia sob a égide da Guerra Fria, para um mundo que viveria sobre o aspecto de uma Nova Ordem Mundial, em que os fluxos materiais e imateriais ganharam uma dinâmica nunca antes vista. Impulsionados pela força motriz da hegemonia capitalista e possibilitado pelo desenvolvimento tecnológico, especialmente a tecnologia da comunicação determinou de vez o que se convencionou chamar de Globalização. Embora haja muita controvérsia sobre o período em que o mundo se tornou globalizado, pode-se afirmar sem sombra de dúvida, que ele nunca foi tão globalizado como nos dias atuais e que todas as partes do planeta, de uma forma ou de outra estão inseridas nesse processo.
Pois bem, mãos à obra:
Siga as instruções das próximas páginas para a realização de seu trabalho.
1 – Faça a sua sinopse do filme.
a) Inclua também a ficha técnica (disponível na web).
b) Identifique os personagens principais e os atores.
2 – Tentem identificar os lugares principais retratados no filme e utilizando um mapa múndi mudo como o abaixo ou político, trace as possíveis rotas de comércio do Yuri.
3 – Inclua em seu trabalho algum texto que trate da globalização e dos fluxos materiais e imateriais no mercado global. Ou da globalização e o avanço dos meios de comunicação e transporte e a maior circulação de mercadorias em escala mundial (no máximo duas páginas).
4 – Agora pesquise conceitos básicos sobre a guerra fria (coloque no trabalho de forma resumida).
a) O que foi a Guerra Fria;
b) Seu período de duração e a divisão do mundo neste período.
c) A corrida armamentista.
d) O fim da guerra fria, a dissolução da União soviética.
*No filme há o seguinte comentário:
“Todos querem comprar as armas da ex-URRS, mas certamente não há filas para comprar os seus carros”
**Justifique a veracidade desta frase dentro do contexto da guerra fria:
5 – O filme o senhor das Armas (ou da guerra) é baseado em história verídica e atual. O verdadeiro senhor da guerra tem freqüentados as páginas de jornais nas ultimas semanas.
a – Pesquise sobre Viktor Bout.
b - Conte sua história e verifique sua situação atual.
c – Qual posição diferentes líderes mundiais têm a respeito de sua prisão e extradição. Isso lembra o final do filme? Explique:
6 – Outro
personagem importante do filme seria o presidente da Libéria por volta de 1995,
com personagem de nome André Batist. Na realidade seu nome seria Charles Taylor
e também é conhecido como Senhor da Guerra.
a – Faça
uma rápida pesquisa sobre ele e relacione-o com o continente africano e sua inserção
no processo de globalização, seus diamantes e armas. (recentemente houve uma
polêmica envolvendo uma famosa modelo, o ex presidente e os chamados diamantes
de sangue).
7 – África: características
internas.
a – Quais as formas de divisão do
continente africano?
b – Apresentes os 5 principiais
idiomas oficiais do continente.
c – Quais as religiões que possuem
mais adeptos no continente africano. Divida-as por região no mapa abaixo:
d – Com quais países estrangeiros
os países africanos possuem relações comerciais mais intensas?
e – Quais relações emitiram historicamente
entre o Brasil e a África e quais existem hoje?
f – Em que questões envolvendo o
continente africano está concentrada a atuação da ONU?
8 – Por último faça a conclusão
com uma reflexão que envolva os conteúdos estudados em seu trabalho e o início
do filme (trajeto da bala). Assista ao vídeo abaixo.
Bom Trabalho!
Para um pouco mais de conhecimento e diversão acesse o site do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário