quarta-feira, 1 de maio de 2013

Suplementos para a 3ª série do E.M. (Brasílio e Major)


A questão demográfica global

Acessar o link abaixo e imprimir texto de 4 páginas.

http://www.pucminas.br/imagedb/conjuntura/CNO_ARQ_NOTIC20071114143050.pdf?PHPSESSID=641eb3d7ea0a


(favor Imprimir conteúdo abaixo) 

PIRÂMIDES ETÁRIAS

A estrutura etária da população é a distribuição dos indivíduos de uma população pelas diferentes idades ou grupos de idades (classes etárias).

O estudo da estrutura etária é de grande importância pois, se existir tendência para o aumento do número de jovens, pode ser necessário construir mais maternidades, escolas e infantários. No caso de a população estar a envelhecer, é provável ter de se construir mais lares para a terceira idade e reforçar o apoio médico.
Quando se estuda a estrutura etária da população tem-se em conta três grandes grupos etários:

· jovens, dos 0 aos 14 anos;
· adultos, dos 15 aos 64 anos;
· idosos, com 65 ou mais anos.


O estudo é feito a partir de uns gráficos chamados pirâmides etárias: gráficos de barras que representam a população por grupos de idade e sexo.

Tipos de pirâmides etárias e características:

Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos.


Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflecte uma diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É características dos países desenvolvidos.



Entre estes dois extremos existem situações intermédias:
Pirâmide adulta: a base é ainda larga mas existe um aumento da classe dos adultos e dos idosos. A taxa de Natalidade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar.



Pirâmide rejuvenescida: reflecte alguma recuperação das classes etárias dos jovens em virtude do aumento da fecundidade.



Link que mostra a construção e a forma de analisar uma pirâmide etária

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário