segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Roteiro de Viagem (1º D Major)

Atividade Roteiro de Viagem
 Elabore um roteiro de viagem nacional contendo ( não pode na região sudeste).E lembre que você possui 15 dias para ir e voltar .Para facilitar considere que você sairá no dia 1º e terá que               retornar no dia 15 do mês de Dezembro.
Grana disponível 

R$ 0,27 km por Km rodado.
R$ 150,00 por dia e por pessoa (incluindo hospedágem, refeições, pedagios e divertimento)

 -Origem e destino final
 -> rodovias utilizadas ( locais , estaduais e federais)
-> Locais de parada
      -> Para dormir
    ->Para abastecer combustível
   -> Para refeições
 *Justifique a escolha do local para dormir
->Coloque o nome da cidade ou Km da estrada,o nome do estabelecimento.
-Calcule o consumo de combustível da viagem de ida e volta.
-Considere
-> Potência do motor
-> Combustível ou combustíveis que irá utilizar.
-> Verifique o relevo que você percorrerá.
*Faça seu roteiro passo á  passo , ou melhor , dia-a-dia. Descrevendo seus eventos e decisões.

è Você deverá fazer um roteiro de pontos de interesse turístico para a região de destino e até algum ponto de interesse que esteja no caminho.

-> Pesquise o hotel ou hostel world em que vai ficar e aponte quantos dias.
->Veja a cotação e a qualificação.

è Qual o custo dos pedágios.
->Quanto você deixará disponível para refeições diárias.

Seu roteiro junto com o albo de viagens deve ser postado em seu blog até o dia 01/10/2012.

Abraço,

Prof. Rubens.



domingo, 6 de novembro de 2011

Atividade cartográfica para os alunos do Major e do Col. Santos Anjos. 7ª/8º.

Acessem o link abaixo imprimam ou copiam o roteiro e depois, utilizando um mapa mudo do continente americano e um atlas geográfico escolar (disponível na biblioteca da escola) faça o que se pede.

http://professorrubens.blogspot.com/2007/02/cractersticas-fsicas-da-amrica-latina-e.html

quarta-feira, 8 de junho de 2011


Roteiro de estudos para prova bimestral de geografia (2º bimestre) CSJ.

3º ano

     Dinâmica climática e recursos hídricos (capítulo 3). Pgs. 49 a 67.

o    Insolação.
o    Massas de ar.
o    Distribuição das chuvas.
o    Célula de Hadley.
o    ACIT.
o    Tipos climáticos brasileiros.
o    Fenômeno El Niño.
o    Águas superficiais e subterrâneas.
o    Distribuição das águas no território brasileiro.
o    Gestão das Águas.
*                                 Caderno.
*       Explicações em classe.

2º ano

*      O subdesenvolvimento. Pgs. 28 a 37.
o    Origens, características e diferenças.
o    IDH.
*       A DIT e suas transformações. Pgs. 38 a 43.
*       Geopolítica e economia do período pós 2ª G.M. Pgs. 44 a 46.
o    A reordenação geopolítica.
*    Caderno.
*     Trabalho.     Explicações em classe.

1º ano

*      Representações gráficas: pgs. 41 a 44.
*       Tecnologias modernas aplicadas à cartografia: pgs. 45 a 51.
*       Estrutura geológica da Terra: pgs. 64 a 68.

o    A formação da Terra.
o    Escala geológica do tempo.
o    Tipos de rocha.
*       Caderno.
*       Explicações em classe.
*       Exibição de slides.

9º ano


*       A cartografia do espaço geográfico mundial (capítulo 3) pgs. 55 a 68.

o    O mundo visto pelos europeus.
o    O mundo visto pelos países subdesenvolvidos.
o    O mundo visto de qualquer lugar.
o    O mundo distorcido.

*       Um mundo globalizado. Pgs. 69 a 80.

o    Fluxos de capitais produtivos.
o    Fluxos de capitais especulativos.
o    Fusos Horários.
o    Fluxo de informações.
*       Caderno.
*       Atividades.
            Explicações em classe.

8º ano

*       Energia solar. Pgs. 63 a 69.

o    Pressão atmosférica e altitudes.
o    Albedo.
o    Mecanismos dos ventos.
o    A dinâmica da atmosfera.
o    Massas de ar.
o    El Niño e La niña.

*       Hidrografia. Pgs.  70 a 74.

o    Elementos de um rio.
o    Elementos das bacias hidrográficas.
o    Regime dos rios.
o    O solo.
o    Aquíferos.

*       Os problemas ambientais urbanos.Pgs. 76 a 79.

o    “Ilha de calor”.
o    A impermeabilização dos solos e as enchentes.
o    Inversão térmica.
*       Caderno.
       Explicações em classe.

7º ano

*         Cartografia: o avanço da técnica de produzir mapas. Pgs. 45 a 59.

o    Coordenadas geográficas.

§  Paralelos.
§  Meridianos.
§  Latitude.
§  Longitude.

o    Escalas cartográficas.
o    Localizando-se pelo GPS.

*       Documentário. Viagem ao centro da Terra.
*       Saída pedagógica.
*       Caderno.
*       Explicações em classe.

6º ano


*       As relações dos seres humanos com a natureza. Pgs. 61 a 70.

o    Relação dos povos indígenas e dos homens urbanos com a natureza.
o    O controle do homem sobre a natureza.

*       Vegetação e devastação: Pgs. 71 a 75.

o    Floresta Amazônica.
o    Caatinga.
o    Cerrado.
o    Mata Atlântica.
o    Campos naturais.
o    Mata de araucárias.

*       As formas da Terra. Pgs. 75 a 80.

o    Formas do relevo.
o    Erosão dos solos e desmoronamento.
o    Assoreamento dos rios.

*       Atividade: Estados brasileiros (Unidades Federativas).
*       Saída pedagógica.
*       Caderno.
*       Explicações em classe.

domingo, 5 de junho de 2011

Infográficos analógicos.

Usuários da Internet no mundo.

      Sensacional o trabalho do designer gráfico Jose Duarte, que cria infográficos com base em elementos ‘do mundo real’. Ao invés de usar os tradicionais programas de edição de imagens, como o photoshop, ele simplesmente usa objetos cotidianos para passar informação.







Outros exemplo gráficos...

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mês de Maria (CSJ)

MÊS DE MARIA


SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO PARA REALIZAR A ATIVIDADE
DO MURAL PARA O MÊS DE MARIA.



Links para pesquisa:

* Se tiver dúvida sobre quais países compõem a região determinada para sua classe acesse o link abaixo e veja todas as regiões divididas por países.

* Reuni também uma série de informações sobre as representações de nossa senhora pelo mundo, incluindo sua divisão por regiões e algumas imagens da santa. Para ver, acesse o link abaixo:

domingo, 24 de abril de 2011

Tipos de chuvas e suas origens


Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d’água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da terra. Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho e geada. Sendo que os dois últimos ocorrem por deposição na superfície terrestre.

Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram. As chuvas podem ser orográficas, ciclônicas ou convectivas.

Aqui colocarei apenas a convectiva, caso queira saber sobre as demais acesse o site da infoescola no endereço eletrônico a seguir  http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-chuvas/

Chuvas convectivas


São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente, devido à diferença de temperatura nas em camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.



Célula de Hadley (3º ano do colégio S.J.)


A circulação de Hadley se origina pelo transporte de calor desde as zonas equatoriais até as latitudes médias, onde a quantidade de radiação solar incidente é normalmente muito menor. As células de Hadley estendem-se desde o equador até latitudes de aproximadamente 30º, em ambos os hemisférios. Este calor é transportado em um movimento celular, com o ar ascendendo por convecção nas regiões equatoriais e deslocando-se até as latitudes superiores, pelas camadas atmosféricas mais altas. A subida do ar quente no equador está acompanhada pela formação frequente de tempestades convectivas na chamada Zona de Convergência Intertropical.


domingo, 21 de novembro de 2010

O Senhor da Armas

Atividade sobre os fluxos materiais e a globalização do crime tendo como "pano de fundo" a África a partir da análise do filme Lord of War.

“O Senhor das Armas”



Nome: ..........................................................................................................nº .......
Nome: ..........................................................................................................nº........

Esta atividade tem o objetivo o estudo dos fluxos materiais e a internacionalização do crime dentro do contexto da globalização. Para isto, utilizaremos como “pano de fundo” e elemento motivador, o filme Lord of War, que retrata uma história que é uma mescla de realidade e ficção. A trama do filme se passa entre as décadas de 80 e 90 (enquanto a história real ainda nos é contemporânea), ou seja, da passem de um mundo que vivia sob a égide da Guerra Fria, para um mundo que viveria sobre o aspecto de uma Nova Ordem Mundial, em que os fluxos materiais e imateriais ganharam uma dinâmica nunca antes vista. Impulsionados pela força motriz da hegemonia capitalista e possibilitado pelo desenvolvimento tecnológico, especialmente a tecnologia da comunicação determinou de vez o que se convencionou chamar de Globalização. Embora haja muita controvérsia sobre o período em que o mundo se tornou globalizado, pode-se afirmar sem sombra de dúvida, que ele nunca foi tão globalizado como nos dias atuais e que todas as partes do planeta, de uma forma ou de outra estão inseridas nesse processo.
 
Pois bem, mãos à obra:

Siga as instruções das próximas páginas para a realização de seu trabalho.

1 – Faça a sua sinopse do filme.

a) Inclua também a ficha técnica (disponível na web).

b) Identifique os personagens principais e os atores.

2 – Tentem identificar os lugares principais retratados no filme e utilizando um mapa múndi mudo como o abaixo ou político, trace as possíveis rotas de comércio do Yuri.


3 – Inclua em seu trabalho algum texto que trate da globalização e dos fluxos materiais e imateriais no mercado global. Ou da globalização e o avanço dos meios de comunicação e transporte e a maior circulação de mercadorias em escala mundial (no máximo duas páginas).

4 – Agora pesquise conceitos básicos sobre a guerra fria (coloque no trabalho de forma resumida).

a) O que foi a Guerra Fria;

b) Seu período de duração e a divisão do mundo neste período.

c) A corrida armamentista.

d) O fim da guerra fria, a dissolução da União soviética.

*No filme há o seguinte comentário:

“Todos querem comprar as armas da ex-URRS, mas certamente não há filas para comprar os seus carros”

**Justifique a veracidade desta frase dentro do contexto da guerra fria:

5 – O filme o senhor das Armas (ou da guerra) é baseado em história verídica e atual. O verdadeiro senhor da guerra tem freqüentados as páginas de jornais nas ultimas semanas.

 
a – Pesquise sobre Viktor Bout.

b - Conte sua história e verifique sua situação atual.

c – Qual posição diferentes líderes mundiais têm a respeito de sua prisão e extradição. Isso lembra o final do filme? Explique:


6 – Outro personagem importante do filme seria o presidente da Libéria por volta de 1995, com personagem de nome André Batist. Na realidade seu nome seria Charles Taylor e também é conhecido como Senhor da Guerra.

a – Faça uma rápida pesquisa sobre ele e relacione-o com o continente africano e sua inserção no processo de globalização, seus diamantes e armas. (recentemente houve uma polêmica envolvendo uma famosa modelo, o ex presidente e os chamados diamantes de sangue).

7 – África: características internas.

a – Quais as formas de divisão do continente africano?
b – Apresentes os 5 principiais idiomas oficiais do continente.
c – Quais as religiões que possuem mais adeptos no continente africano. Divida-as por região no mapa abaixo:



d – Com quais países estrangeiros os países africanos possuem relações comerciais mais intensas?

e – Quais relações emitiram historicamente entre o Brasil e a África e quais existem hoje?

f – Em que questões envolvendo o continente africano está concentrada a atuação da ONU?


8 – Por último faça a conclusão com uma reflexão que envolva os conteúdos estudados em seu trabalho e o início do filme (trajeto da bala). Assista ao vídeo abaixo.



Bom Trabalho!

Para um pouco mais de conhecimento e diversão acesse o site do filme.